Tributare

24/10/2023

Conheça os 4 finalistas do Prêmio Tributare 2023

Solenidade de premiação de 2022 realizada na Embaixada de Portugal

 

A Comissão Julgadora do Prêmio Tributare finalizou nesta segunda-feira (23) a análise dos 19 projetos inscritos na premiação. Ao fim desta etapa, o colegiado definiu os quatro finalistas da iniciativa:

Classificado em quinto lugar, o coordenador do  projeto Novos Procedimentos de Fiscalização do Imposto Sobre Serviços (ISS) no Município de Curitiba”, receberá certificado de Menção Honrosa.

O anúncio dos vencedores acontecerá na cerimônia de premiação, que está programada para o dia 30 de novembro, no auditório da Enap – Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília.

Os três primeiros colocados serão agraciados com prêmios em dinheiro no valor de 15 mil, 10 mil e cinco mil reais, respectivamente.

Realizado pela Febrafite, o prêmio, que está em sua segunda edição, reconhece e valoriza o trabalho das administrações tributárias que contribuem para o aprimoramento da justiça fiscal e fortalecimento das relações entre o Fisco e os contribuintes.

A iniciativa de valorização das Administrações Tributárias é realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Encat – Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, a Samambaia Filantropias e o Sinafresp.

A escolha dos finalistas é feita por uma Comissão Julgadora, coordenada pelo Diretor de Estudos Tributários da Febrafite Juracy Soares, e composta por renomados profissionais que atuam com questões tributárias. Veja a composição da Comissão:

 

Conheça os projetos classificados para a fase final do Prêmio Tributare 2023:

 

Projeto: NOTA FISCAL FÁCIL – NFF

Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul

 A Nota Fiscal Fácil, NFF, é um aplicativo para celular, disponibilizado aos contribuintes pelas Administrações Tributárias dos Estados, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS e PROCERGS) sob a coordenação do Encat, e que coloca nas mãos dos contribuintes uma ferramenta gratuita de emissão de documentos fiscais eletrônicos (NFe, NFCe, CTe, MDFe) extremamente simples, pelo qual o contribuinte informa apenas os dados comerciais, e o próprio Fisco complementa todas as demais informações necessárias para emissão do DFe, entregando conformidade fiscal à operação, entre diversas outras vantagens.

Link: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nff

 

Projeto: Cooperação Fiscal

Coordenadores: Danielle Fernandes Lima, Jocelino Antonio Demuner, Renato Rovetta Passamani, Sergio Pereira Ricardo e Valquimar Raasch.

O Cooperação Fiscal é um sistema da Receita Estadual que identifica irregularidades tributárias e as publica na Agência Virtual, possibilitando aos contribuintes a autorregularização de possíveis erros ou inconsistências nas informações prestadas ao Fisco. Atualmente, o contribuinte tem conhecimento prévio das irregularidades tributárias e pode interagir com o Fisco, de forma virtual, para justificar possíveis erros, corrigir as informações e efetuar o recolhimento espontâneo, eliminando a necessidade de emissão de auto de infração ou de Aviso de Cobrança.

Em cinco anos de atuação, o Cooperação Fiscal já ajudou a solucionar quase 400 mil irregularidades de empresas capixabas. O programa contempla 100% dos contribuintes e mais de 97 mil já foram notificados sobre alguma pendência com a Receita Estadual.

Link: http://app.sefaz.es.gov.br/AgenciaVirtual/

 

Projeto: O sucesso do Programa de Conformidade Tributária do Estado do Ceará – Programa Contribuinte Pai d’Égua
Coordenadora: Najla Clécia Mota Cavalcante Scaccabarozzi

O Programa Contribuinte Pai D’égua é uma iniciativa inovadora da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará que visa transformar a relação entre a administração tributária e os contribuintes. O programa se baseia em dois pilares essenciais: relacionamento com a sociedade e fortalecimento da confiança entre fiscos e empresas. A justificativa por trás do programa é que a abordagem tradicionalmente punitiva da administração tributária pode gerar desconfiança e aversão em relação ao fisco, e, portanto, uma abordagem mais colaborativa e empática é necessária para alcançar uma conformidade tributária eficaz.
Link: https://paidegua.sefaz.ce.gov.br/home/

Projeto: Inteligência artificial para a identificação dos produtos

Coordenador: Leandro Ricardo Machado da Silveira

Trata-se do uso de um modelo de inteligência artificial utilizado para identificar os produtos informados nos documentos fiscais eletrônicos, independentemente de conterem erros gramaticais, abreviações, erros de NCM, CEST ou GTIN.

Veja também

  • 04 dezembro 2023

    2ª edição do Prêmio Tributare valoriza o trabalho das Administrações Tributárias. Veja os vencedores

    Ver mais
  • 24 outubro 2023

    Conheça os 4 finalistas do Prêmio Tributare 2023

    Ver mais
  • 13 setembro 2023

    Prêmio TRIBUTARE 2023 recebe inscrições de onze estados; cerimônia será realizada em 30 de novembro

    Ver mais
  • 02 agosto 2023

    Prêmio TRIBUTARE, que valoriza o trabalho das administrações tributárias, está com as inscrições abertas até 31 de agosto

    Ver mais

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados.